terça-feira, 8 de maio de 2012

Como fazer um bife perfeito


Mais uma vez atacando com comidinhas rápidas, essa aqui é tiro e queda, não demora mais do que 10 minutos para ficar pronta e o sabor é perfeito! Fazer um bife não tem muitas dificuldades, muito ao contrário é bem simples, porém existem alguns macetes que deixam o seu bife além de simples extremamente gostoso. Como eu disse irei ensina-los como fazer um bife rápido e gostoso. Vamos lá

A primeira coisa que devemos observar é a carne a ser utilizada, você pode basicamente fazer um bife com quase qualquer carne, porém existem alguns cortes que são muito mais propícios para um bom e suculento bife, eles são(em ordem de facilidade de achar):

1º Contra filé
2º Picanha
3º Fillet Mignon
4º Chorizo
5º Entrecote
6º T Bone(famoso bife dos desenhos animados)

você irá precisar também:
Sal
Pimenta do reino
Manteiga

Cada corte tem suas particularidades, como regra geral eu digo que o contra filé é uma excelente escolha se avaliarmos o custo benefício.

agora temos a carne então vamos ao nosso bife perfeito. Aqui vão as dicas

1º não tempere o bife de um dia para o outro, o bife perfeito tem que ser temperado na hora, o sal tende a endurecer a carne, quanto menos tempo você deixar o sal agindo mais macio ficará seu bife.

2º você não precisa de mais que sal e pimenta do reino, num bom bife o que você tem que sentir primordialmente é o sabor da carne, a pimenta do reino vai realçar esse sabor

3º Não use óleo, além de deixar sua carne brilhando dá um gosto ruim ao bife.

4º Bifes devem ser mal passados ou ao ponto, bife bem passado, não importa a carne que seja ficará duro e com um sabor ruim.

5º Não utilize garfos para mexer nos bifes, garfos vão fazer furos na carne deixando que os sucos da mesma escapem, o que deixará sua carne dura e sem sabor

6º Evite cortes fininhos, pois o gosto não fica tão bom, o bife perfeito deve ter 1,5 a 2 dedos de grossura, espessura ideal para manter os caldos da carne e deixa-la suculenta.

7º Utilize uma frigideira funda


Bem vamos ao preparo:

Aqueça um pouco de manteiga sem sal na frigideira, quando ela começar a dourar coloque o seu bife, deixe-o fritando sem mexer por 3 minutos, então vire-o tempere a parte já frita com sal e pimenta, deixe fritar mais 3 minutos vire novamente, tempere com sal e pimenta essa parte recém virada, deixe fritar por mais um minuto cada lado e está pronto um bife perfeito e ao ponto, caso queira muito mal passado, frite por somente 2 minutos antes de virar e temperar cada lado.

Ao temperar as partes já fritas, você está selando as mesmas, impedindo que os sucos da carne vermelha saiam antes do momento esperado.










Por dentro seu bife deverá ficar com essa aparência:














Espero que tenham gostado amiguinhos, a próxima receita será de um molho para acompanhar esse bife.





Um comentário:

  1. Eu faço um pouquinho diferente.

    Eu separo os mesmos tipos de carne, aí tiro da geladeira e passo azeite com sal (normal mesmo, não grosso) e espalho sobre o bife. Espero de 5~10 min, deixar a carne descansar.
    Aí coloco a frigideira para aquecer e, quando estver bem quente, coloco o bife, sem colocar manteiga nem óleo.
    Quando virar o bife, eu corto um dente de alho no meio e passo sobre a carne, passo um pouco de manteiga com pincel e repito dos dois lados.

    Fica awesome. :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...